Orçamento: a base da gestão condominial

Muito se fala das prestações de contas condominiais, entretanto, essa importância inquestionável muitas vezes oculta um aspecto igualmente crucial: o orçamento, considerando ser ele a base de tudo. Não raramente, o orçamento é relegado a um papel secundário, contrariando sua verdadeira relevância, visto que constitui a base para a arrecadação, visando o rateio das despesas planejadas.

Como Auditor, é difícil alcançar a lógica de que, em uma Assembleia Geral Ordinária (AGO), a pauta costumeiramente se organiza da seguinte forma: 1) Deliberação e aprovação das contas do período; 2) Deliberação e aprovação do orçamento; e, finalmente, 3) Eleição do síndico. Este último, ao assumir o cargo, herda um orçamento que lhe foi preparado por terceiros, mas pelo qual ele se torna responsável em sua execução.

Além dessa complexidade, há a forma de elaboração do orçamento em si, que, muitas vezes, envolve a apresentação e defesa de um percentual de reajuste durante a assembleia, com base em dados aparentemente cabalísticos, e a contraposição dos presentes segue a mesma linha, inclusive com comparações desconexas e que carecem de coerência.

Continue a leitura: https://sindicojf.com.br/artigo-sergio-paulo-da-silva/orcamento-a-base-da-gestao-condominial/

[ssba-buttons]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Nós

A Quality House atua há mais de 30 anos no mercado imobiliário. Fundada em 1993, a jovem e inovadora empresa sempre se destacou pela implantação de novos conceitos, que a transformaram em uma referência de sucesso no segmento.
facebook

Agenda

outubro 2023
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Receba nosso informativo gratuitamente