Funcionários no condomínio: como gerenciar?

Gerenciar funcionários não é uma tarefa fácil e em condomínios a situação não muda muito. Afinal, é preciso gerenciar uma série de funcionários, como zeladores, porteiros, vigilantes, o pessoal da limpeza e conservação. São muitas áreas e muitos contratos trabalhistas envolvidos.
Por isso é preciso saber como se resguardar e como gerenciar funcionários da melhor maneira possível.
Todos os colaboradores devem saber quais são suas funções, como executá-las corretamente e também a quem eles deverão recorrer caso precisem de ajuda ou caso precisem passar uma sugestão ou feedback.
Quer saber como gerenciar funcionários de forma fácil e eficaz? Confira!
Regularize os funcionários
Para uma gestão correta o primeiro passo é seguir a lei. Por isso assine a carteira dos funcionários, pague encargos, taxas, férias e tudo o que for exigido na lei.
Isso evita que eles iniciem um processo trabalhista contra o condomínio. É melhor arcar com os custos de um funcionário registrado que gastar com advogados e indenizações.
Possui funcionários terceirizados? Acompanhe a situação destes também
Não é porque você não registra estes funcionários que você não precisa acompanhar a situação trabalhista deles.
Esteja ciente desses detalhes, pois, caso a empresa que contrata o terceirizado declare falência, o condomínio poderá ter que arcar com os custos desse funcionário.
Defina bem as escalas
Trabalhar corretamente com escala é necessário para que o condomínio não precise arcar com um gasto desnecessário com horas extras.
Deixe claro os horários de entrada e saída do serviço, assim como os intervalos. Use extras somente em situações emergenciais.
Conhece bem as leis trabalhistas?
Então fique atento: Se você não tem muita experiência em gerenciar funcionários as leis trabalhistas podem ser um pouco confusas.
Estude as leis, leia muito sobre o assunto para evitar situações complicadas no futuro. Se ainda assim ficar confuso, o ideal é contratar uma assessoria jurídica.
Sem constrangimento entre funcionários e condôminos
Em todo condomínio tem aquele morador que se acha chefe.
Por isso é importante deixar claro que a única pessoa que pode sugerir conduta ou alterar o modo como o funcionário trabalha é o síndico.
Evite abuso de autoridade por parte dos condôminos.
Rotatividade excessiva faz mal
Funcionários sendo admitidos e demitidos o tempo todo gera despesas desnecessárias ao condomínio, afetando também a segurança do local.
Escolha bem seus funcionários e valorize os serviços prestados e invista na capacitação dos seus funcionários para que a permanência dele no condomínio não seja curta demais.
Fonte: Condo Brasil
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