Funcionários no condomínio: como gerenciar?

Gerenciar funcionários não é uma tarefa fácil e em condomínios a situação não muda muito. Afinal, é preciso gerenciar uma série de funcionários, como zeladores, porteiros, vigilantes, o pessoal da limpeza e conservação. São muitas áreas e muitos contratos trabalhistas envolvidos.

 

Por isso é preciso saber como se resguardar e como gerenciar funcionários da melhor maneira possível.

 

Todos os colaboradores devem saber quais são suas funções, como executá-las corretamente e também a quem eles deverão recorrer caso precisem de ajuda ou caso precisem passar uma sugestão ou feedback.

 

Quer saber como gerenciar funcionários de forma fácil e eficaz? Confira!

Regularize os funcionários

Para uma gestão correta o primeiro passo é seguir a lei. Por isso assine a carteira dos funcionários, pague encargos, taxas, férias e tudo o que for exigido na lei.

 

Isso evita que eles iniciem um processo trabalhista contra o condomínio. É melhor arcar com os custos de um funcionário registrado que gastar com advogados e indenizações.

Possui funcionários terceirizados? Acompanhe a situação destes também

 

Não é porque você não registra estes funcionários que você não precisa acompanhar a situação trabalhista deles.

 

Esteja ciente desses detalhes, pois, caso a empresa que contrata o terceirizado declare falência, o condomínio poderá ter que arcar com os custos desse funcionário.

Defina bem as escalas

Trabalhar corretamente com escala é necessário para que o condomínio não precise arcar com um gasto desnecessário com horas extras.

Deixe claro os horários de entrada e saída do serviço, assim como os intervalos. Use extras somente em situações emergenciais.

Conhece bem as leis trabalhistas?

Então fique atento: Se você não tem muita experiência em gerenciar funcionários as leis trabalhistas podem ser um pouco confusas.

Estude as leis, leia muito sobre o assunto para evitar situações complicadas no futuro. Se ainda assim ficar confuso, o ideal é contratar uma assessoria jurídica.

 

Sem constrangimento entre funcionários e condôminos

Em todo condomínio tem aquele morador que se acha chefe.

Por isso é importante deixar claro que a única pessoa que pode sugerir conduta ou alterar o modo como o funcionário trabalha é o síndico.

Evite abuso de autoridade por parte dos condôminos.

 

Rotatividade excessiva faz mal

Funcionários sendo admitidos e demitidos o tempo todo gera despesas desnecessárias ao condomínio, afetando também a segurança do local.

Escolha bem seus funcionários e valorize os serviços prestados e invista na capacitação dos seus funcionários para que a permanência dele no condomínio não seja curta demais.

 

Fonte: Condo Brasil

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